13 de janeiro de 2007

Ponte de Lima no Evasões

Chamado à atenção pelo blogue Ponte de Lima, descobri que o programa Evasões da TSF teve no passado dia 11 (uma 5ª feira, dia onde falam de passeios) um programa dedicado a Ponte de Lima.

Ao ouvir a emissão on demand do programa notei 2 coisas:
- Primeiro diz-se que se chegou à cidade, mas passa-se o resto do programa a apelidar de "vila mais antiga de Portugal" e que os habitantes não querem que a terra passe de vila a cidade;
- Segundo denominam os habitantes desta terra de limarenses. Eu sempre ouvi dizer que nós somos os limianos. Serão resquícios do queijo limiano? Será por o clube da vila ser o limianos?

Apesar desses pequenos detalhes, que tanto podem ser erros jornalísticos, como alguma informação errada vinda dos edifícios junto à estátua de D. Teresa, autora do foral desta vila, vale a pena ouvir o programa e, quem sabe, aproveitar a sugestão e visitar Ponte de Lima.

E, se cá vierem, apitem.

2 comentários:

sapiens disse...

Bela terra, Ponte de Lima. Uma das mais bonitas de Portgal, não só pelos monumentos e pela história que encerram, como pelas paisagens nauturais que maravilham os olhos. A pedreira... Sim, é pena... Mas pensa que foi graças à extracção de pedra que há os belos monumentos. Apesar de poder ter sido uma exploração mais sustentada, com os olhos postos no futuro... Mas o que é perfeito, neste mundo??

beijinho***

Nuno Pereira disse...

Obrigado pelos elogios, mas tens que ver uma imagem da pedreira, qualquer dia a serra desaparece...
Uma imagem da degradação pode ser encontrada neste endereço (créditos para o blogue Ponte de Lima).