15 de janeiro de 2007

10 Grandes Portugueses

Estão escolhidos e desvendados os 10 maiores portugueses de todos os tempos.
No programa da RTP com o mesmo nome foram na noite de ontem, 14 de Janeiro, desvendados os nomes dos 10 grandes portugueses previamente nomeados pelo público. Eles são:
- D. Afonso Henriques, Rei;
- Álvaro Cunhal, Político;
- António de Oliveira Salazar, Político;
- Aristides de Sousa Mendes, Diplomata;
- Fernando Pessoa, Poeta;
- Infante D. Henrique, Estadista;
- D. João II, Rei;
- Camões, Poeta;
- Marquês de Pombal, Estadista;
- Vasco da Gama, Navegador.

Devo dizer que esta lista tem algumas surpresas e contém o nome da única pessoa que eu nomeei, o Infante D. Henrique.

Surpreenderam-me 3 nomes: António de Oliveira Salazar e Aristides de Sousa Mendes. Um pela negativa e dois pela positiva.

No que toca a António de Oliveira Salazar, Salazar para os "amigos", percebe-se um pouco do porquê da polémica aquando da sua não inclusão na lista de sugestões por parte da RTP e da produção do programa, já que os portugueses acham que ele foi um dos maiores portugueses de todos os tempos, o que me surpreende, já que não acho que ele devesse estar, sequer, na lista dos 100 maiores portugueses de todos os tempos, já que foi às custas da sua ditadura que Portugal esteve meio século parado, atrasando-se da Europa, enquanto prendia, torturava e matava cidadãos portugueses, só porque não estavam de acordo com ele e com o regime de então. Surpreende-me que os portugueses por causa disto, mas também não admira, assim, que Portugal esteja como está.

O aparecimento de Aristides de Sousa Mendes na lista dos 10 mais foi, para mim, também uma surpresa, mas pela positiva. Muitos portugueses sabem o que ele fez e a forma como o fez, desafiando o poder instalado em Portugal, por sinal chefiado por outro grande português, e um regime amigo deste, o Nazi, é digno de o considerarem um grande português. Fico feliz por reconhecerem o que Aristides Sousa Mendes (quem sabe um parente meu) fez por milhares de judeus.

A inclusão de D. João II foi, para mim, uma total surpresa, uma vez que pouco conheço da sua vida. Aproveito, então, a oportunidade para tentar conhecer melhor a história de Portugal ao procurar mais informações sobre este antigo rei de Portugal que os portugueses consideram digno de figurar entre os 10 maiores portugueses de todos os tempos.

Destes portugueses, todos mortos por sinal, há 8 em quem posso vir a confiar o meu voto. Aqueles que não incluo são Salazar e Álvaro Cunhal. O primeiro pelas razões que já expliquei e o segundo porque não creio que no período pós 25 de Abril ele tenha ajudado a que Portugal crescesse e se tornasse melhor.

Sem comentários: