Banco sueco perde 1,1 milhões de dólares em ataque de phishing
Segundo outra notícia do Tek, na Suécia, um ataque de phishing levou ao prejuízo de 1,1 milhões de dólares a um banco em que foram vítimas 250 clientes.
O ataque consistiu em o utilizador receber durante 3 meses mensagens falsas de correio electrónico, pedindo a descarga de uma aplicação anti-spam falsa, a pedido da instituição bancária. Essa aplicação tratava-se de um "vírus" que era activado quando a aplicação fosse aberta. Posteriormente recolhia as informações de autenticação dos utilizadores enquanto navegavam pelas páginas do banco. Após a conclusão do furto, recebiam uma mensagem de erro onde se pedia aos utilizadores para voltarem a submeter todos os dados.
As autoridades descobriram que os dados eram enviados para servidores nos EUA, indo posteriormente para a Rússia. Já existem 121 suspeitos, assim como a monitorização de pontos estratégicos e foram tomadas todas as precauções para evitar a extensão do caso.
O que fica disto tudo é que não se devem abrir anexos ou links de avisos de segurança que envolvam o uso de passwords em mensagens enviadas por email alegadamente por bancos.
Se receber algum aviso desses, ignore-o, telefonando ou abrindo as páginas do banco directamente na barra de endereços.
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