8 de janeiro de 2007

Migrei de ISP

No mês passado quebrei uma ligação com o ISP que me fornecia o serviço ADSL de acesso à internet, que era o Sapo, da PT.COM, grupo PT, passando para a Simplesnet ADSL. As razões que me levaram a esta mudança são meramente económicas, já que posso poupar cerca de 4 a 7 euros por mês. Não é muito, mas já dá para alguma coisa.

E disse 4 a 7 euros poupados, uma vez que, em vez de pagar por um serviço de 512 Kbps com mais tráfego que tarifário de 1 Mbps ao mesmo preço, e com uma linha que só dava para 256 Kbps, um preço fixo ao mês, e com tráfego diferenciado, passo a fazer carregamentos mensais do tráfego que queira e precise, e acumulando o tráfego não consumido, em vez de desaparecer, e com uma velocidade de 256 Kbps. Dá-me jeito, principalmente porque há meses em que estou algumas semanas inteiras em casa, e há outras em que apenas estou durante os fins-de-semana.

O precesso demorou 25 dias (3 a 28 de Dezembro) até ficar concluído desde que contactei o novo ISP até ter a confirmação da activação do serviço, embora eu tenha demorado 8 dias até enviar a documentação e durante os 5 últimos dias já tenha o serviço a funcionar, mas ainda sem a confirmação da activação concluída. Isto quer dizer que o processo demorou 10 a 12 dias desde que enviei a documentação (após activar online no dia 3, enviei dia 11) até eu ver que o login do Sapo não funcionava, mas o da Simplesnet sim, na tarde do dia 23, um Sábado.

O decorrer deste processo mostra alguma coisa sobre a velocidade de funcionamento interna dos processos de activação, cancelamento e migração dos operadores.
Em vez de fazer um pedido de cancelamento do serviço antigo, esperar, ficar uns dias sem net e pedir a activação do novo serviço, dei apenas entrada, online, de um pedido de migração entre operadores no novo ISP, a Simplesnet.
Dia 3, num fim-de-semana, dei entrada online do pedido de migração. Não tratei da assinatura logo e tive que esperar pelo fim-de-semana a seguir para assinar e tirar cópias de documentos. Só no dia 11 enviei os documentos por correio azul, e no dia 12 já tinha um e-mail da Simplesnet a indicar que já tinha seguido um pedido de activação, ou seja, foi chegar a minha docmuntação e enviar o pedido à PT Comunicações ou ao Sapo para cancelar o serviço. Entretanto no dia 8, para não ter que pagar por serviços que não uso, contactei o Sapo a informá-los que ia cancelar o serviço, ao fazer a migração.
Dia 21 recebo um telefonema da PT.COM (como se identificou o operador) a oferecer-me chamadas gratuitas na rede PT (não me lembro se eram todas ou apenas as locais, ou apenas de noite) durante 6 meses. Recusei, uma vez que o que poupo é mais do que o que vale essa oferta para mim, até porque tenho feito muitas chamadas por VoIP. Estava fora de casa e só voltei no dia 23.
No dia 23, então, tento ligar-me, mas não funcionava com os dados do Sapo, tento os dados da Simplesnet e deu. Carreguei logo, para não ter o serviço cortado. Tive alguns problemas iniciais, mas nada que não passasse com um email e uma resposta deles para o telemóvel, e algum tempo, também.
Dia 28, após passar o Natal e afins, foi quando activaram o serviço e alteraram a data de carregamento para dali a um mês. Isto quererá dizer que só 2 ou 3 dias úteis depois de a PTC ligar a linha ADSL à Simplesnet é que a Simplesnet soube.

Também coloquei um post no fórum bandalarga.org sobre isto, aqui.

Sem comentários: