13 de setembro de 2006

ADSL em Ponte de Lima

Já há algum tempo que ando para falar disto aqui, mas parece que vai ser agora.

Ponte de Lima é um concelho situado no Norte do país, no centro-sul do Alto Minho. Temos mais de 44 mil habitantes (44 303 segundo os Censos 2001, o que faz uma densidade 135 hab/km2 face aos cerca de 320,3 km2 de área) e a crescer, somos o 2.º maior concelho do Distrito, temos uma vila, mas com condições para cidade pequena. Há duas auto-estradas a servirem o concelho: uma divide de Norte para Sul (A3) e a outra de Este para Oeste (A27). Existem alguns polos industriais no concelho, e alguns em construção, em várias freguesias. A principal actividade da população é a agricultura, mas os mais novos estão a abandoná-la.

Porquê esta explicação toda? Simples, porque eu observo o mapa das centrais com DSLAM's instalados (equipamento localizado nas centrais da PT Comunicações ao qual os clientes de ADSL se encontram ligados) e vejo uma separação: em grosso, o Oeste não tem equipamentos, mas o Este tem.
Isto porque existem centrais nas freguesias de Ponte de Lima, Refoios do Lima, S. Martinho da Gandra (Gandra), Rebordões e Barrio.
Uma imagem com as fregusias do concelho pode ser vista aqui.

Vou explicar um pouco os problemas do ADSL em locais menos povoados.
A tecnologia ADSL é uma tecnologia que assenta nas redes de cobre usadas para o telefone. O telefone funciona com qualidade, mesmo que o cabo percorra largas distâncias, no entanto em ADSL, a distância máxima para a tecnologia funcionar em condições é de cerca de 6 Km, embora acima dos 5 comece a ficar instável. A distância máxima recomendada é de 2,5 Km, mas estas distâncias são medidas/tamanho do cabo, já que a distância em linha recta será relativamente inferior.
E aqui é que surgem os problemas nos locais mais remotos e com menos população, pois as casas servidas por uma central terão a tendência a serem poucas, principalmente em locais de residências monofamiliares, o que acontece bastante em Ponte de Lima.

Ponte de Lima até está na vanguarda do ADSL: brevemente a PT Comunicações vai disponibilizar aos seus clientes ofertas baseadas em ADSL2+ que permitirão alcançar velocidades até 24 Mbps, e Ponte de Lima já tem uma das centrais equipadas com equipamento compatível.

Sem comentários: