7 de junho de 2009

Eleições Europeias 2009

É hoje que os europeus (pelo menos a maioria deles, já que alguns votaram noutros dias) vão decidir quem vão ser os eurodeputados que vão decidir muitas leis, decretos-lei e afins que nos vão governar durante os próximos anos. No passado decidiram normas como a garantia de 2 anos para os equipamentos electrónicos (telemóveis, câmaras fotográficas, leitores de MP3, computadores, televisores, entre outros) e em que a lei portuguesa coloca o ónus da prova nos comerciantes, os preços de roaming, subsídios aos produtores de leite, nas pescas ou na agricultura, o tempo de trabalho máximo para trabalhadores por turnos e outros, entre outras medidas.

As políticas decididas na Europa, seja em Bruxelas, seja em Estrasburgo, não ficam por lá, e melhoram a nossa vida em muitas das situações, talvez piorem noutras mas, no fundo, acabam por nos melhorar a vida como cidadãos europeus, levando a uma maior coesão entre os cidadãos dos 27 Estados Membros da União Europeia.

Assim sendo, tal como em qualquer eleição, e provavelmente com maior importância nestas do que noutras, pelo menos em alguns aspectos as eleições europeias são mais importantes do que as nossas eleições legislativas.

Por isso, vote, e decida quem são os mais de 700 deputados que vão definir muitas das políticas da europa.

Sem comentários: