2 de março de 2007

AG da PT: fim da OPA?

Está a decorrer neste momento a Assembleia Geral (AG) da PT, na qual se vai discutir se vai haver uma desblindagem dos estatutos da PT para que um accionista, no caso a Sonaecom, possa ter mais do que os 10% dos direitos de voto na PT, caso esta OPA que a dita Sonaecom fez à PT tenha sucesso.

A própria proposta de desblidagem dos estatutos da PT que foi colocada a votação pelos accionistas que forem à AG extraordinário é só para a OPA em curso, como havia dito, pelo que caso haja uma nova OPA o processo terá que ser repetido.

Muito se tem falado ao longo dos últimos dias e semanas acerca desta AG, nomeadamente as posições que foram tomadas pelos diversos accionistas, em especial os que têm posições relevantes e outros com fortes posições na empresa, como o caso da Sonaecom, interessada na OPA e que detém cerca de 1% da PT. Alguns accionistas disseram que sim, outros que não, outros nada disseram.
Um dos que não disse nada foi o governo que, com a sua Golden Share, pode impedir a desblindagem.

Uma coisa curiosa é a posição dos trabalhadores que, na esperança de manterem os seus empregos, por vezes sem fazer nada, querem a actual administração à frente da empresa, não querendo que a Sonaecom vá para a frente dos destinos da Sonaecom. Obviamente votam contra.
Ainda mais interessante é estarem à porta do local onde se está a realizar a AG, pedindo ao accionistas para votarem não à desblindagem.

A não ser aprovada a desblindagem, a OPA cai por terra, já que esta é uma das condições que a Sonaecom colocou no prospecto da OPA para que esta avance.

Pelo que se nota da AG, que já começou, este pode ser o fim da OPA, já que bastará que cerca de 22,4% dos votos sejam opositores à desblindagem para que não se consigam os 2/3 das cerca de 67% das acções que estão representadas na AG.

Esperemos pelo desfecho da reunião que não se sabe quando será.

Sem comentários: