26 de fevereiro de 2007

Oscares 2006

Decorreu esta noite a cerimónia de entrega dos Óscar. Foram 24 prémios entregues, e o grande vencedor foi "The Departure", realizado por Martin Scorcese. A lista dos vencedores pode ser consultada no site oficial em http://www.oscar.com/oscarnight/winners/.

Foi uma noite onde vários dos premiados foram estreantes, nomeadamente os actores, onde temos um ilustre desconhecido (para mim), Alan Arkin, que ganhou o Óscar para melhor actor secundário na sua 3.ª nomeação. Uma actriz, Jennifer Hudson, que há alguns meses estava no "American Idols", não tendo ganho e agora ganhou um Óscar num musical pela sua representação. Temos ainda um actor, que eu não conhecia e que quase toda a gente acreditava que ia ganhar, Forest Whitaker.
A actriz que ganhou o Óscar para melhor actriz principal, Helen Mirren, foi a não surpresa, uma vez que era quase unânime que a sua encarnação enquanto rainha Isabel II de Inglaterra foi excelente, tendo, inclusivé a própria rainha elogiado.

Noutras categorias, temos algumas surpresas, como o vencedor de melhor filme de animação, Happy Feet, um filme sobre pinguins, tendo o vencedor recebido o Óscar com uma aparência de pinguim pelo seu fato, que ganhou a Carros, a mega produção da área. Ou então o da melhor canção que foi para canção de Uma Verdade Inconveniente, que concorreu contra 3 canções de Dreamgirls. O próprio filme Uma Verdade Inconveniente ganhou o prémio para melhor documentário.

Mais uma vez, vários filmes muito publicitados, como Superhomem, o regresso, Pirata das Caraíbas: o Cofre do Homem Morto, Carros ou Voo 93, não ganharam qualquer prémio, ou então ficaram-se por prémios apenas em categorias mais secundárias.

Quanto àqueles nomeados que não ganharam nada e que merecem uma referência, dou apenas um nome: Abigail Breslin, pela sua participação em Little Miss Sunshine, que com apenas 10 anos tem a sua primeira nomeação para um Óscar.

Uma nota para o facto de vários dos filmes nomeados serem filmes que vão estrear esta semana.

Quanto ao espectáculo em si, este foi muito fluído, tendo a apresentadora, Ellen DeGeneres protagonizado alguns momentos, como quando entregou um guião ao Martin Scorcese, ou quando Steven Spielberg tirou uma fotografia dela ao lado de Clint Eastwood. Ou ainda quando se pôs a aspirar junto à primeira fila... Por mim fazia mais algumas edições. Está aprovada.


Agora é esperar pela próxima edição, em 2008.

Sem comentários: