9 de outubro de 2006

Google vai comprar a YouTube?

Correm rumores de que a Google pensa em comprar o grande fenómeno que é o YouTube. O valor de aquisição estimado é de 1.6 biliões de dólares (algo como 1.26 biliões de euros, ou seja, uma grande pipa de massa e que daria para fazer 76 (!) OPA's da Sonaecom à PT).

A hipótese está em aberto, podendo as negociações já estarem a correr, mas o valor da compra é um pouco elevado para o valor da empresa, quer o actual, quer o futuro. O facto é que o site gera um número de visitas bastante elevado, mas também é verdade que o Google já tem um site dedicado ao mesmo assunto, a partilha de vídeos, o Google Vídeo, mas foi ultrapassado pelo YouTube. Pode ser que a aquisição ocorra, mas deverá ser por valores um pouco mais baixos (menos algumas PT, leia-se).

É referido que esta fusão pode dar origem ao GooTube, mas não me parece. O que deve acontecer é apenas que continue o mesmo site, o mesmo endereço, até porque uma parte do valor tem a ver com o nome actual, mas vá recebendo algumas melhorias e alterações, como têm acontecido com os serviços e empresas que a Google compra. Outro problema com o nome é que já existe um site, o Gootube.net, que nem é afiliado com a Google, nem com a YouTube, e que tenta juntar os serviços do Google Maps com os do YouTube.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hi, I'm the creator of GooTube.net, thanks for citing my site

http://www.gootube.net