21 de outubro de 2006

Tarifas de electricidade afinal não aumentam 15,7% em 2007

Depois da polémica que foi o anúncio de um aumento (brutal) de 15,7% nas tarifas de BTN (Baixa Tensão Normal, a tarifa normalmente usada nas jabitações), como publiquei na mensagem anterior deste blogue, o governo resolveu limitar o aumento em 2007 a 6%.
Isto é apenas uma medida legislativa para o ano de 2007, tendo também aumentado o prazo de amortização da dívida que os consumidores têm para com a EDP e os produtores de electricidade que aconteceu porque os aumentos das tarifas de electricidade estavam limitados ao valor da inflação, mas também porque os custos de produção aumentaram acima do valor da inflação. Resolveu-se que a amortização dessa dívida seria paga ao fim de 3 a 5 anos, o que levou a que a ERSE sugerisse a tarifa de 15,7%. O novo prazo é de 10 anos, mas poderá não ser suficiente para que no futuro voltem a haver aumentos bastante elevados.

Isto tudo depois de uma grande polémica com os partidos da oposição contra este aumento, o Secretário de Estado a dizer que os consumidores são os culpados desta situação, o mesmo Secretário de Estado a queixar-se que tinha tido um dia mau quando culpou os consumidores, as empresas que queriam entrar no mercado liberalizado de electricidade a pensarem que poderiam entrar no mercado e os portugueses a fazerem contas e a pensarem onde vão tirar dinheiro para pagar a conta da luz.

A DECO afirma que ainda é necessário que seja revista a fórmula de cálculo das tarifas, por forma a que esta situação não se repita no futuro.

Sem comentários: