26 de agosto de 2006

Confusão na Liga Portuguesa

Tudo começou há muitos anos quando um grupo de macacos se separou da sua manada, tendo evoluído para aquilo a que hoje denominamos de espécia humana. Oops, não é preciso contar a história da espécie humana (se bem que pareçam um grupo de animais que não se organizam como deve ser).
Tudo começou há cento e poucos anos quando um grupo de ingleses se juntou e criou um desporto que denominou de football (futebol, em português). Também não tão cedo, mas tem a ver com esse desporto, se bem que seja mais relacionado com questões jurídicas.

O caso que agitou, e continua a agitar, o futebol português (e que ainda não acabou) começou na época passada quando um clube conhecido como Gil Vicente contratou a um clube amador um jogador amador, Mateus. O Mateus jogou 4 jogos pelo clube de Barcelos, tendo marcado 2 golos e visto um cartão amarelo, não tendo visto cartões vermelhos. Um dos golos foi numa goleada por 5-0 (5 de Fevereiro, em casa contra o V. Setúbal) e o outro foi o segundo dos 4 da vitória tangencial em casa contra a Académica por 4-3, a 19 de Fevereiro.

O problema é que nenhum clube profissional, da primeira Liga ou da liga de honra, pode contratar um jogador amador, isto é, um jogador de um clube amador, tal como fez o Gil Vicente ao contratar o Mateus. Este problema devia não ter acontecido, visto que, dadas as circunstância aqui descritas, a inscrição do Mateus não devia ter sido aceite na Liga.
Tal como indiquei, a participação do Mateus nos jogos do Gil Vicente levou a que o Gil conquistasse mais 2 pontos, que ao não terem sido conquistados teriam levado à descida de divisão "em campo" do Gil, em detrimento do Belenenses que teve menos 1 ponto. Mas esta situação, apesar de tudo, não tem nenhuma influência na consequência deste caso, embora dê para perceber que uma situação destas de contratar um jogador que não devia ter sido contratado pode mudar os resultados.

O Conselho Disciplinar (CD) da Liga decidiu que o Gil Vicente devia descer de divisão em virtude deste caso, mantendo-se na primeira liga o Belenenses. O caso foi decorrendo nos orgãos de justiça desportiva responsáveis e a decisão (aparentemente) final foi esta. O sorteio foi feito com o Belenenses, passou o tempo, o Gil passou para a liga bwin.com, e depois a meio da semana antes do arranque da época 2006/2007 a decisão de última instância na justiça desportiva foi a favor da penalização do Gil Vicente com a descida de divisão, ficando o Belenenses como adversário do Benfica na jornada de arranque da liga.

O dia de arranque da liga foi bastante conturbado.
O Gil Vicente apresenta no dia anterior uma providência cautelar ao tribunal administrativo e fiscal de Lisboa (um tribunal fora da esfera da justiça desportiva, o que não podia fazer neste caso) que foi decidido em menos de 24 horas, tendo a decisão sido algo dúbia e contraditória, mas que aparentemente levava à não descida do Gil, descendo o Belenenses, tendo o presidente da liga, Valentim Loureiro pedido um esclarecimento da decisão, tendo sido esta a confirmada.

Na sequência desta decisão a Federação Portuguesa de Futebol, após uma lembrança da FIFA das consequências de um recurso aos tribunais civis que levariam a uma suspensão das competições internacionais de todos os clubes e selecções portugueses, o Gil Vicente foi suspenso de todas as competições organizadas pela federação em que o Gil participe, tendo começado por suspender um jogo de Júniores, e tendo dado instruções à Liga para fazer tarefa semelhante.
Para juntar a esta situação, o Leixões apareceu, pedindo a impugnação dos campeonatos profissionais, o que levou a que os jogos em que participem Leixões, Gil Vicente (estes dois defrontar-se-iam na primeira jornada da liga de honra) e Belenenses (que ia defrontar o Benfica).
A sequência cronológica dos acontecimentos não foi exactamente esta, mas a confusão é tanta que nem dá para perceber bem qual foi.

A consequência disto tudo foi que o Benfica ao fim do dia de ontem não sabia com quem ia jogar, embora tivesse a indicação que jogaria com o Gil Vicente. Em virtude disto o seu presidente até disse que o Benfica tinha 4 balneários e podia receber 3 clubes, estando, inclusivé, os balneários todos juntos.
Só ao fim da manhã de Sábado, apesar de tal situação já se saber ao fim da tarde de Sexta, é que o Benfica recebeu que não ia jogar com ninguém esta semana, tendo o Benfica emitido um comunicado a indicar que não iria jogar esta semana, ficando o estádio fechado e pedindo desculpa a quem comprou os bilhetes, dando indicação sobre o destino destes.

O Gil Vicente, para juntar a isto tudo, apareceu também na manhã de Sábado a indicar que iriam aparecer na Luz para jogar, tendo feito a viagem e estando hospedados neste momento num hotel de Lisboa. Ainda acham que vão jogar?

O Belenenses primeiro indicou que ia aparecer no estádio para defrontar o Benfica, mas depois, em virtude dos comunicados da Liga, indicou que não ia aparecer, tendo sido sugerido pelo seu treinador aparecer na Luz para efectuar um jogo-treino à hora do jogo oficial marcado para aquele estádio.

Espera-se que seja tomada uma decisão ainda esta semana, uma vez que a FPF vai-se reunir na próxima Quarta-feira, de forma extraordinária, para debater o caso Mateus. Talvez não saia nada dali, mas esperemos que o caso se resolva logo que possível.

Parece que não é só em Itália que há uns caos no futebol, com o "Calcio Caos", pelos vistos em Portugal a coisa não está melhor.

Sem comentários: