25 de dezembro de 2006

A frase

"Ao fim de 12 anos, os alunos não sabem regras ortográficas"

Inês Duarte, uma das autoras do TLEBS, PÚBLICO, 24-12-2006

E eu acrescento que alguns não sabem escrever com mais alguns anos de universidade.

Mas cuidado com as generalidades...

3 comentários:

sapiens disse...

Ah....... Ando no 12º e surpreendo-me quando vejo malta a escrever "oje", "hontem", "prefil",... e outras aberrações! Mas que raio de gente é essa?! Eu explico: lêem um livro de 10 em 10 anos!... E o último foi... ta-ran-tan-tan...

"Ulisses", de Maria Alberta Menéres! No 6ª ano. Pessoal, fujam destes extraterrestres. Nem sequer conseguem articular frases com dignidade!

Arg! Bah!

Já agora, gostei do teu blog. Simples e conciso. O ideal num aluno da área de Ciências.

Congratulations! xD

Beijo,
Sophia.

P.S.:E já agora, passa os olhos pelo meu! =P

Nuno Pereira disse...

Isso explica muita coisa, mas o problema virá de trás. E será também uma questão de aplicação e gosto por escrever bem.

Admito que não leio um livro há muitos anos, talvez 10, mas quando era mais novo lia bastante, agora é mais internet, um jornal de vez em quando, artigos e apontamentos. E não é por isso que deixo de escrever bem. A base vem de trás...

sapiens disse...

Wow!
Não pode! 10 anos é muito ano! Há 10 anos... tinha eu 6, e, apesar de já saber ler, deveria para numa palavra com mais de 4 ou 5 sílabas!!!

Mas lá está... internet e tal... talvez tenha os seus benefícios. xD

Sinceramente, penso que estás a perder um pouco do mundo por não leres um livro de vez em quando. Não tem que ser enfadonho, nem repleto de aventuras, nem poesia. Pode ser um qualquer, desde que seja bom e que te prenda. Que senão, não vale a pena.

É óbvio que tem que vir detrás. Do ambiente em casa e na escola, da própria línguagem usada pela pessoa e pelos que a rodeiam.

Não obstante... um livro bem escrito dá uma ajudinha, não é??

Beijo*

P.S.: Por acaso... estou no Científico, entro para o ano na Faculdade de Medicina, para ser neurocirurgiã. Com sorte, a do Porto mesmo. Apesar disso, estive mesmo quase a ir para Humanidades. Para ser arqueóloga e historiadora, talvez.
Adoro música, toco piano, não passo sem a Matemática e sou maluca por Astronomia e Física. Astrofísica, mais concretamente. Estou constantemente a contestar bastantes teorias de Einstein sobre a Relatividade. Acho que ele era um pouco senil! Eheheh!!!

E pronto, fico-me por aqui. Beijos outra vez!

***