27 de junho de 2006

As laranjas já foram, venham os ingleses

Portugal fez Domingo um jogo épico, tendo sido um jogo emocionante, mas muito amarelado.

Lá bebi o meu sumo de laranja (mesmo, mas foi comprado foi, as laranjas já estavam espremidas, talvez em 2004...), quer ao almoço, quer um pouco antes do jogo, quer depois do belo golo do Maniche, quer no fim, em que acabei com a garrafa (já estava aberta antes...).

O que se passou no jogo foi muita falta de fair-play. Podemos começar pelas 2 faltas sobre o C. Ronaldo no início do jogo, que tiveram direito a amarelo, sendo que a segunda falta há quem diga que dava vermelho, mas provavelmente essa opinião estará influenciada pelo resultado da falta: o Cristiano saiu lesionado, mas ainda teve tempo para dar o 3º toque antes do golo. Há quem tenha visto o holandês que fez essa falta a levar uma palmadinha nas costas de um colega, após saberem que ele não podia continuar em campo. Sem palavras. Mas o que se seguiu não foi bonito.

Os jogadores holandeses demonstraram que o fair-play ficou no hotel ou no balneário... e os portugueses começaram a responder sem ser pela forma mais correcta. O caso mais flagrante foi a jogada do primeiro amarelo do Deco, quando os holandeses não devolveram a bola como era suposto, o lateral avançou para a área até o Deco lhe dar um corte que levou amarelo, mas podia ser vermelho, embora eu creia que o árbitro não lho deu por causa das atenuantes da jogada. Nesse momento o caldo entornou em volta do holandês, o Petit foi empurrado e foram somados alguns amarelos, mas o holandês podia ter sido expulso, que não se perdia nada.
O Figo também perdeu a cabeça e deu uma cabeçada no holandês, numa jogada que não vi durante o jogo, mas sem penalização disciplinar. Não foi caso único em campo, com uma pisadela do Van der Sar sobre o Simão.

O Costinha foi, provavelmente, o mais surpreendente, embora o problema dele não tenha sido tanto o fair-play. Aquele corte com a bola quando tinha o amarelo, e que lhe deu o segundo, é completamente injustificável, mas podia ter sido mais cedo. Será a falta de ritmo?

A forma como o segundo amarelo do Deco foi mostrado entornou o meu caldo. Inclusivé atirei o cachecol ao chão, mas como o telemóvel estava na mão, foi atrás. Por momentos estava despedaçado (é daqueles que se pode trocar a capa), e nem encontrava o principal... Felizmente está inteiro. Já tem muitas quedas para contar...

Houve 2 holandeses que foram expulsos, inclusivamente o que lesionou o Cristiano Ronaldo, além do recorde de 15 amarelos. Engraçado foi haver 15 amarelos em 24 faltas, com os portugueses a terem 9 amarelos em 10 faltas.

O árbitro chama-se Valentin Ivanov e não me parece que vá ter uma carreira internacional como árbitro com muitos jogos, e neste mundial deve ter acabado.

Sem comentários: