27 de março de 2006

Velocidade de transmissão record

No slashodot:
"Gizmag is reporting that a team of German and
Japanese scientists have collaborated to shatter the world record for
data transmission speed. From the article: "By transmitting a data signal
at 2.56 terabits per second over a 160-kilometer link (equivalent to
2,560,000,000,000 bits per second or the contents of 60 DVDs) the
researchers bettered the old record of 1.28 terabits per second held by a
Japanese group. By comparison, the fastest high-speed links currently
carry data at a maximum 40 Gbit/s, or around 50 times slower."


Traduzindo para português:
«O Gizmag está a reportar que uma equipa de cientistas alemães e japoneses colaboraram para bater o record mundial de velocidade de transmissão de
dados. No artigo: "Ao transmitir um sinal de dados a 2,56 terabits por segundo numa linha de 160 kilómetros (equivalente a 2.560.000.000.000 bits por segundo ou o equivalente ao conteúdo de 60 DVDs) os investigadores melhoraram o anterior record de 1,28 terabits por segundo detido por um grupo japonês. Em comparação, as ligações em alta velocidade mais rápidas actualmente transmitem os dados no máximo de 40Gbit/s, ou aproximadamente 50 vezes mais lento."

As comparações feitas sofrem alguns erros, pelo que vi nos comentários do Slashdot: 2,56 Tbps correspondem a 68,5 DVDs, e este record é cerca de 64 vezes mais rápido que uma ligação das mais rápidas actualmente de 40 Gbps, o que torna este record um pouco mais impressionante.

Ficam algumas perguntas: "Dava-vos jeito?", "Para quando em casa?" e "Alguém me arranja um computador que consiga colocar estes dados numa placa de rede?". E as respostas, algumas em forma de pergunta: "Para quê, se não há gravador de DVDs ou capacidade humana para ler tantos dados?", "Se calhar daqui a muitos anos, ou até nunca, mas em ligações internacionais, entre ISPs/data-centers, ou ligações empresariais, talvez daqui a alguns anos. Algumas previsões?" e "Tens uns milhões para o pagar?".

Comentários?

Sem comentários: