12 de março de 2006

Festival RTP da canção 2006 (I)

Realizou-se nesta Sexta-feira à noite o Festival RTP da canção. Acompanhei-o do início até ao fim, embora com algum zapping nos intervalos e em alguns tempos mortos.

Este ano o modelo de escolha dos intérpretes e das canções foi um pouco diferente dos mais recentes festivais RTP, sendo que nos últimos 4 anos não houve festival. O método foi pedir a 5 produtores musicais para escolherem, cada um, 2 cancões, com intérpretes diferentes, creio que com estilos musicais diferentes. Sairam 10 músicas, todas com boa qualidade e algums relativamente diferentes do normal.
O festival da canção e o desenrolar das músicas (5 de cada vez) ocorreu com a passagem de sketches que contavam a história de uma década de festivais, cantadas e dançadas por músicos de agora sendo que houve outros sketches relativos a outras passagens nos festivais (como o das músicas que vingaram mais no mercado e junto do público do que a canção vencedora desse ano). A introdução ao festival foi com as boas-vindas que ocorreram nos festivais passados.

A apresentação do programa foi feita por 3 casais de apresentadores: Isabel Angelino com Jorge Gabriel como principais apresentadores, Helena Coelho (:)) com Daniel Oliveira e Eládio Clímaco com uma colega estreante (?) de que não me lembro o nome para ler as votações do júri.

O resutado deste festival foi um espectáculo interessante a repetir em futuras edições, eventualmente com algumas alterações no formato de votação, assim como no espectáculo à volta das canções e do concurso, uma vez que não se pode andar sempre a fazer um espectáculo semelhante.

Da próxima vez irei falar da votação e das canções concorrentes.

Sem comentários: