16 de março de 2004

Mudança política em Espanha

Pois é. Aquilo que não era muito previsível aconteceu: a Espanha mudou de cor política, passando do PP para o PSOE.
E digo que não era previsível, visto que ainda há menos de uma semana as sondagens publicadas levantavam outra dúvida: terá o PP maioria absoluta?

Tudo mudou por causa do 11 de Março (já são conhecidos como tal os atentados em La Tocha contra os comboios e que provocaram, pelo menos, 200 mortos), e da gestão que o governo vigente fez da situação. Então não é que tudo levava a crer que tinha sido a al-Quaeda quem perpetrou os ataques, inclusivé tendo eles reivindicado, e dizem que tinha sido a ETA, mesmo depois de ela ter negado e não ser um ataque tipico desta (pois não avisaram a polícia, ou alguém, antes do ataque). Pois bem. Não só disseram que tinha sido a ETA, como chegaram a enviar uma memo aos diplomatas espalhados pelo mundo a indicar-lhes para defender a tese ETA. Enfim, uma grande asneira.

Depois aconteceram as manifestações, ilegais por serem em dia de reflexão, que vieram virar a coisa. E depois não venham dizer que foram espontâneas: não se vão juntar 20 pessoas à porta da sede do partido do governo a pedir uma explicações ao governo sobre o atentado que tinha acontecido há 2 ou 3 dias. É que além de ser estranho, não se vai pedir informações que podem levar semanas, ou meses, a obter em 3 dias.

Enfim. Política é assim e pronto.

Sem comentários: