28 de fevereiro de 2004

Linux, o que é isso?

Neste mundo dominado por alguns monopólios, a Microsoft tem o dos Sistemas Operativos. Bem, para falar verdade, não é bem assim, mas a verdade é que mais de 90% dos computadores têm um Windows instalado, principalmente no mercado doméstico, e este caso é ainda mais "grave" em Portugal.
O Linux é um Sistema Operativo. Pode ser encarado como uma alternativa ao Windows, e em muitos casos será a melhor solução, enquanto que noutros será um complemento, e noutros o Windows é que será o complemento.
Mas outra pergunta surge: o que é um Sistema Operativo? A resposta a esta pergunta pode diversificar muito. Tecnicamente é, por uns, apenas o kernel, e para outros é mais do que isso. O que é certo, e consensual, é que um Sistema Operativo é uma camada que permite aos programadores de software, ao próprio software e, acima de tudo, aos utilizadores dos computadores, trabalhar de forma simples com um computador. Para ter uma ideia, se não existissem sistemas operativos, cada programa usaria uma maneira diferente de trabalhar com o computador, o que originaria bastante confusão, por exemplo, guardar um ficheiro em disco seria uma dor de cabeça, pois, ou existiam sistemas de ficheiros (e teriam que ser suportados pelos programas que os quisessem usar) ou teria-se que indicar exactamente em que sector(es) do disco se pretendia gravar um determinado ficheiro (e esse conceito não existia).
Com Sistemas Operativos, temos uma camada que nos permite abstrair do hardware, quer através de drivers, quer através de istemas de ficheiros, entre outros.
O Windows é um pacote que inclui muita coisa além do sistema operativo (browsers, programas de gestão de aplicações, linha de comandos, browser de ficheiros, entre outros). O Linux é distribuido em muitas formas, mas a maneira de pegar num, instalá-lo e pô-lo a correr é através de uma distribuição, que contém, além do Linux em si (o kernel), muitos programas.

A grande diferença entre Windows e Linux é que para adquirir o Windows tem que se pagar, e bem, enquanto que para adquirir o Linux não se tem que pagar por ele.
Outra grande diferença é que o Linux é compatível com Windows, enquanto que o inverso não acontece, ou seja, o que fazes em Linux consegues ver em Windows, mas o que fazes em Windows não consegues. Um exemplo disso é o sistema de ficheiros. Enquanto que aquilo que for escrito em Windows consegue-se ler em Linux, mas o Windows não permite ler aquilo que for escrito em Linux.
Outra diferença é a qualidade. O Linux é mais rápido a fazer as coisa, e um exemplo são os servidores de qualquer serviço internet (www, irc, ftp, mail, etc), pois, na sua esmagadora maioria estão em Linux, e os que estão em Windows além de poucos são menos eficientes.

Sem comentários: