23 de agosto de 2008

Os jornais, o Nelson e os Jogos Olímpicos

Como é meu hábito, costumo ver as capas dos jornais, em especial os desportivos, no dia a seguir a um nosso atleta ganhar uma grande competição internacional.

Fiz isso quando a Naide foi bi-campeã europeia de pista coberta no salto em comprimento (Birmingham 2007), e nenhum jornal deu destaque ao feito, e também quando o Nelson Évora ganhou o mundial de salto em comprimento (aí apenas a Bola deu o devido e merecido destaque nos jornais "desportivos", mas 3 jornais generalistas deram bastante destaque).

Agora, temos o auge destes 3 eventos, e observe-se o que fizeram os jornais desportivos:

Excelente a capa d'O Jogo, já que apenas fala da vitória do Nelson na capa, e muito má a do Record (e eu sou benfiquista). A Bola continua a dar o devido destaque aos feitos do Nelson.


A capa d'O Primeiro de Janeiro vem na linha da que fez O Jogo, a do público é parecida, mas dá algum destaque a outras notícias, e as do DN e Correio da Manhã dão o principal destaque ao Ouro Olímpico do Nelson Évora.


Num país onde, para muitos, futebol é sinal de desporto, e vice-versa, é bom que os jornais desportivos, pelo menos nestes dias, façam o devido destaque a quem merece, por levar bem alto o nome de Portugal.

Recorde-se que o triunfo do Nelson Évora no triplo salto olímpico de Pequim acontece somente 12 anos depois do nosso último triunfo nuns Jogos Olímpicos, por Fernanda Ribeiro em 1996, nos 10000 metros.

Para finalizar, deixo apenas alguns pequenas factos estatísticos relacionados com as nossas medalhas olímpicas (já contando com as de 2008):
  • o atletismo deu-nos todas as 4 medalhas de ouro olímpicas;
  • das nossas 4 medalhas de ouro, 2 foram alcançadas por homens e 2 por mulheres;
  • metade das nossas medalhas de ouro foi para a maratona, mas foram também as primeiras;
  • das 22 medalhas que alcançámos, 10 foram pelo atletismo, 4 pela vela e 3 pelo hipismo (todas de bronze, sendo que a primeira delas foi também a primeira de sempre para Portugal, em 1924).
Agora lanço 2 perguntas: não merecem mais destaque estas modalidades, nomeadamente o atletismo? Quantos campeonatos do mundo, Jogos Olímpicos ou campeonatos Europeus alcançámos no futebol?

Sem comentários: