12 de abril de 2008

Portagens nas SCUT's

Por definição uma portagem SCUT não tem custos para o utlizador, uma vez que SCUT significa isso mesmo: Sem Custos para o UTilizador. Mas isso não é impedimento a este governo para que venham a ter portagens.

A introdução de portagens nas SCUTs tem 2 condições: o rendimento per capita das regiões servidas pela autoestrada, e a existência de alternativas viáveis.
No caso da A28, que liga o grande Porto ao Alto Minho, nenhum destes critérios está cumprido: o rendimento per capita do Alto Minho fica longe do da média nacional, e a alternativa existente é a Nacional 13, que está cheia de pontes, zonas comerciais, semáforos, engarrafamentos, etc. A acrescentar a isto temos a alternativa ferroviária, mas esta é ainda pior que a nacional 13, pois a viagem desde Viana até Campanhã demora mais de 1 hora e meia, quando por autoestrada não chega a 1 hora. Ou seja, nenhum dos critérios está cumprido, mas ainda assim vai-se avançar com a introdução de portagens.

Se concorda que não devem ser introduzidas portagens na A28, assim como noutras SCUT's, assine a petição, dirigida ao Primeiro-Ministro, em www.naoasportagensnasscuts.com.
A petição já vai com mais de 10000 assinaturas, e continua a crescer a alto ritmo.

Sem comentários: