27 de junho de 2007

O Alto Minho está pobre

Quem acompanha as notícias da televisão, rádio, jornais ou pela internet, em especial quem acompanha as notícias regionais do Norte, aperceber-se-á que o Norte está deprimido, pobre, sem poder de compra.

E os estudos acabam por confirmá-lo. Foi o que um estudo recente, desenvolvido pela Marktest, e que consistiu no cálculo do índice de consumo dos habitantes de todos os concelhos do continente.

Nesse estudo pode ser observado que, no distrito de Viana do Castelo, existem 2 concelhos com média superior à nacional, Caminha e Valença, no distrito de Braga todos os concelhos têm uma média inferior à nacional, no distrito do Porto apenas o concelho sede de distrito tem uma média superior à nacional, no quarto lugar com perto de 170% da média, e nos distritos do interior Norte, Vila Real e Bragança, existem outros 3 concelhos entre os 72 com média superior à nacional: Vila Real, Bragança e Miranda do Douro.
De referir a falta do concelho de Ponte de Lima neste grupo, e que a maior parte dos concelhos a Norte com um poder de compra superior à média estão encostados a Espanha.

Se juntarmos a isto o facto de 2 concelhos terem um índice de consumo acima de 2 vezes superior à média, Lisboa e Albufeira, e que no Sul (Alentejo e Algarve) o panorama é ao contrário da zona Norte, ou seja, quase todos os concelhos têm uma média superior à nacional, então temos um panorama de desequilíbrio do poder de compra dos portugueses onde só está bem quem vive a Sul.

E o Norte que se desenrasque!

Sem comentários: