10 de maio de 2007

Uma história de um gato

Amigos e amigas, vou-vos contar uma história que se passou comigo nestes últimos dias.

Tudo começou há cerca de uma semana quando uma jovem gata com cerca de 1 ano de idade, e que habitualmente me visita, deu à luz 4 pequenos gatinhos: 1 preto e 3 amarelos. Por razões às quais sou alheio apenas o preto ficou vivo, e bem vivo.
A mãe desse pequeno gato havia mudado os seus descendentes para um local pouco recomendável, dado tratar-se de uma zona perto de uns arbustos, ao ar livre, embora um pouco tapado. Lá ficou o gatinho preto, apesar das tentativas de sua mãe de o mudar para outro local por várias vezes, mas sempre voltava para o local inicial.

Provavelmente durante o Domingo passado ela resolveu mudá-lo para outro local que na altura eu não sabia qual era, não tendo eu, nem a minha mãe, descoberto onde era.
No Domingo à noite faço a minha habitual viagem para Braga. Lembro-me que ouvi um miar, mas pensei "já ando a sonhar com os gatos". Digo os gatos porque houve outra gata que também teve os seus primeiros filhos na mesma altura, provavelmente no dia anterior.

Segunda-feira lá vou eu para a aula das 8, voltando para o quarto perto das 10h, depois de acabar a única aula que tive. Terça-feira vou outra vez para a única aula do dia que tinha às 4 da tarde. Perto das 6 da tarde, depois da aula volto ao carro e encontro lá, adivinhem... o gatinho preto recém-nascido!

Tinha descoberto nesse momento que o novo ninho desse gatinho era um local abrigado: o meu carro. O sítio até é abrigado, tem um bom piso, mas tem o problema de ser algo móvel.

Ainda nesse momento a minha prioridade mudou, e resolvi voltar para casa, até porque não tinha mais aulas nessa semana e não tinha grande coisa a fazer antes da data prevista para voltar a casa, o dia a seguir.
Passo pela bomba de gasolina para atestar o depósito. Vou depressa ao quarto para pegar nas coisas e vou-me embora, de regresso a casa e devolvendo o gatinho à sua mãe para se alimentar, até porque este já não se alimentava há cerca de 48 horas!

O caminho de regresso a casa foi feito com toda a pressa possível e, no momento em que chego a casa tiro-o do meu carro para que a mãe se apercebesse que o seu filho tinha voltado. Soube então que, como seria de esperar, ela tinha andado por esses campos fora à procura do seu filho.
Ainda antes de ela aparecer aparece um gato e uma gata, a outra recém-mamã que começou a pegar nesse gato para levar para o ninho onde tem o seu filho. Estava a custar e tive que levar aos 2 até esse local. Nesse momento o esfomeado pequeno gatinho começa a procurar uma teta para se alimentar. Custo, mas com uma ajuda lá conseguiu.

Dali a pouco aparece a mãe do gato agora aparecido. Sei que o pequeno desaparecido já estava a mamar na sua mãe adoptiva temporária, mas peguei nele e coloquei-o num sítio onde a sua mãe o pudesse encontrar e levar para onde quisesse. Ela lá o encontrou e antes de o levar para um outro local deitou-se e começou a dar de mamar ao seu filho há demasiado tempo desaparecido.

Uns minutos mais tarde lá voltou para, adivinhem, o tal local ao ar livre perto de uns arbustos, onde ele ficou a mamar durante um longo período de tempo.

Com cerca de uma semana este gato já viveu e andou mais do que muitos gatos por este mundo fora...

Sem comentários: