29 de janeiro de 2005

As eleições legislativas

No próximo dia 20 de Fevereiro, Portugal vai a eleições legislativas. Estou a votos os "deputados da nação", mas muitas vezes são vistas como as eleições para o governo. Na realidade funciona dos dois modos: quem ganhar as eleições legislativas, após serem ouvidos todos os partidos com assento parlamentar, é convidado para formar governo o líder do partido, ou coligação, com maioria, a recomendação destes líderes, e por outro, são eleitos os deputados para o parlamento nacional.
Na minha opinião, devemos ter em conta os dois factores: os deputados que poderemos eleger no nosso círculo eleitoral e o primeiro-ministro/partido do governo que iremos ajudar a escolher.

Nestas eleições irei votar PSD. Não é um grande segredo.
No meio desta contestação, e face às escolhas possíveis escolhi o PSD por duas razões: votei sempre nos partidos/candidatos de direita, e na sua maioria a escolha foi para o PSD; por outro lado, apesar de não concordar com tudo o que este governo fez, parece-me a melhor escolha, principalmente por não achar o Sócrates especialmente adequado para Primeiro-Ministro e, em especial, assusta-me uma possibilidade de coligação PS-BE ou PS-PCP (mais a primeira, como será expectável).

Estão à vontade para comentar.

Sem comentários: